Pode?

Pode brilho de dia? Pode gordinha usar roupa justa? Pode tênis com alfaiataria? Pode baixinha usar midi? Pode jeans? Pode vovó de minissaia? Pode cabelão? Pode pantacour para baixinha? Pode estampa de bolinha para gordinha? Pode batom forte? Pode estampa com brilho? Pode couro no trabalho? Pode sombra preta? Pode vestido com bota? Pode estampa de onça? Pode bota na festa? Pode cabelo afro? Pode estampa com estampa? Pode cor com cor?

Para todas estas e tantas outras perguntas, a resposta mais certa que posso pensar é:

Elimine a "?" e substitua por "!".

Pode!

Estamos vivendo um momento de pluralidade. Faz tempo que a moda é para todos, independente de características físicas, genéticas, ou de condições financeiras, ou de qualquer outra coisa que outrora foi motivo para reprimir sua autoexpressão.

Foi-se o tempo do "fora de moda" ou do "não pode".

É bem verdade que existe dress code, e também bom senso, e também os conservadores de plantão. Afinal, existe espaço para todos. E você não é obrigada a gostar, nem usar. Basta respeitar. Se conseguir conhecer e compreender, já é luxo. Aliás, você com suas razões, é única! E os outros também. Cada um escolhe o espaço que preferir.

Como consultora e designer de imagem pessoal, não me cabe julgar "certo e errado" segundo os meus valores. Meu papel é ensinar o efeito visual de determinada peça, e qual mensagem transmite.

Já o discurso visual, é seu. É de seu interesse e responsabilidade "falar" isso ou aquilo. Porém, é necessário que sua imagem seja congruente com sua intenção. A congruência se dá, quando sua imagem pessoal é a tradução visual de você, expressando claramente seus valores e objetivos. Ou seja, para tanto, autoconhecimento! Caso contrário, são modismos sem sentido, resultando em mensagem confusa e belas vazias. Lembrando que, por tudo isso, belo é relativo.

Portanto, usar isto ou aquilo, pode se faz sentido para você e ajuda a atingir seus propósitos.

Acredito que uma das características de uma mulher empoderada, é saber que pode. Inclusive no vestir e usar.

Sugiro que você empodere-se!

Nani Ximendes

consultora de imagem pessoal


Conheça a Nani

Sou consultora de imagem e personal stylist. Transformo identidade de mulheres reais em estilo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.