Consultor de imagem?

Já imaginou abrir o guarda-roupa e ter poucas roupas e muitas combinações possíveis?

Todas as roupas perfeitas para você, revelando toda a sua beleza natural?

Absolutamente perfeitas para qualquer ocasião?

Seu cabelo harmonizando com sua maquiagem também perfeita?

Tudo perfeito, revelando sua identidade e absolutamente adequado ao seu estilo e propósitos.

É muita perfeição, não é?

Esta é a realidade da vida de quem passa pela consultoria de imagem.

Frequentemente quando falo qual é o meu trabalho, esta é a pergunta que ouço:

“O que é consultoria de imagem? Para que serve? ”.

Isso quando a pessoa tem a coragem de perguntar.

Também é muito comum um simples sorriso amarelo, fazendo cara de que entendeu e na verdade, não tem a menor ideia do que se trata.

A minha resposta ideal é:

- Ensino o uso correto da vestimenta, para que a sua imagem trabalhe a seu favor.

Mesmo assim percebo muitas vezes aquela expressão curiosa, mas ainda que nada entendeu. O que é normal, ainda é uma profissão muito nova no Brasil.

Para facilitar o assunto, falo “personal stylist”, o que não é correto, tendo em vista que este é apenas um pequeno serviço dentro da consultoria de imagem.

Agora ficou mais fácil? Mas óbvio, logo vem: “Você vai colocar todas as minhas roupas no lixo? ” (Risos). E aí cabe a explicação, que esta prática é digna de programas de televisão, que desqualificam o trabalho do consultor de imagem. Pois, é no mínimo, um desrespeito com o cliente.

É bem verdade que a roupa e acessórios são algumas das ferramentas na comunicação visual, no entanto, a imagem também é composta por cores, formas, linhas, gestos e até o tom de voz.

O ser humano consegue fazer um breve julgamento da imagem em cerca de 3 segundos, mais ou menos o que fazemos diante da tela dos smartphones, no uso de aplicativos. Porém a compreensão da imagem demora um pouco mais, cerca de 30 segundos. Este é o tempo para compreender e ter a real impressão a partir de tudo o que é percebido.

A imagem pessoal percebida, é responsável por abrir ou fechar o caminho para uma relação, seja ela no âmbito pessoal ou profissional.

Então, afinal de contas, o que é, e para que serve a consultoria de imagem?

Consultoria de imagem é uma série de técnicas para trabalhar e harmonizar a imagem pessoal, através da linguagem visual.

Desde a escolha adequada da roupa com suas combinações cores e formas, passando pelo corte, comprimento, forma e cor dos cabelos, maquiagem, unhas, ainda o tamanho do brinco, da bolsa o tom de voz, como se comportar, até como receber em um jantar por exemplo. Agora faz todo o sentido ter muitos profissionais parceiros, como comentei no "Voltou!".

Depende de muito estudo, trabalho árduo e principalmente respeito a tudo que é relevante para o cliente. Revela a identidade, trabalha o estilo e adequa a imagem para o propósito do cliente.

Além de promover grande economia de tempo e dinheiro.

Cuida de você, trabalhando o discurso visual de sua imagem pessoal.

Esse é o papel da Consultoria de imagem.

Este é o meu trabalho.

Nani Ximendes

Consultora, Designer e Coach de Imagem Pessoal


Conheça a Nani

Sou consultora de imagem e personal stylist. Transformo identidade de mulheres reais em estilo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon