Bom, Bonito e Barato

21 Nov 2017

Quem resiste? São tantas opções, tantos desejos criados. De lançamentos à brechós, são inúmeros os convites à compra. Alguns, bem intencionados, outros, bem disfarçadinhos. No final é sempre o mesmo apelo: Compre aqui, mais do que você não precisa.

Comprar tudo o que vejo, sem limite no cartão, comprar para “divar”, usar uma só vez sem jamais repetir a produção, meu closet é infinito... Hoje, este discurso está completamente fora de moda.

 

O planeta não suporta mais tanto consumo inconsciente. Ouvi de Ronaldo Fraga: “A quantidade de roupa, já produzida hoje no planeta, é suficiente para os próximos quinhentos anos”. Para ficar um pouco mais por dentro do assunto, vale ler “Moda com propósito - André Carvalhal”, em seu livro o assunto é muito bem trabalhado.

 

Então é isso, parar de comprar? Sério? Nem uma blusinha? Um par de sapatos? Um vestidinho? (Imagine aqui a minha cara de desespero. A cara de quem vem de uma sociedade que durante séculos diz: Acumule!) Agora, “bem na minha vez” como diz Dado Schneider, não posso mais comprar nada?

 

Pense bem, assim como você, eu também gosto e quero andar na moda. Neste momento a moda fala de transição, em especial, a de costumes. É urgente a mudança? Sim. Mas a gente não vira a chavinha assim.

 

Mas então qual é a solução? Não sei. Mas sei que tem alguns caminhos possíveis. O primeiro deles é repensar o seu consumo, e ver o que você consegue fazer para mudar este processo. Mas é bem isso, sem drama, apenas o que é possível para você. Já é um excelente começo.

Outro caminho é, claro, comprar menos e melhor. Perceber o que você realmente precisa em seu guarda-roupa. Tem umas dicas sobre isto em 6 dicas de vestir para mulheres poderosas (será postado dia 26/11/2017 - 21h, já agende-se para ler o próximo blog).

 

Também é a vez da máxima BBB. Não o programa, né? Sim para o Bom, Bonito e Barato. Na sua moderníssima versão Bazar, Brechó, Black Friday.

 

Você já viu a quantidade de bazares acontecendo a sua volta? É uma forma bem bacana de comprar por um valor bem mais barato e talvez, se desfazer do que não faz mais sentido para você. Quem sabe arrecadar a blusa diva da amiga. Fazer um networking bacana, celebrar a amizade. Tudo sem incentivar a produção de roupas novas. Legal né? Ah! Tem bazar de roupa nova também. Fique de olho, mas compre só o que vale a pena mesmo. Básicos e clássicos sempre, e nada de modinha que já foi. É legal pesquisar o que vai ser moda nas estações futuras.

 

Brechós são incríveis fontes de histórias e clássicos. A Elle publicou um material bem legal aquivale a dica.

 

Para quem não curte roupa usada, tem a opção da Black Friday. Uma data importada que vem dando certo no Brasil. O comércio tem usado de uma forma meio maluca, começando  semanas antes. O dia certo é na 4ª sexta-feira de novembro. Para nós, meros consumidores o que vale são os descontos de 70% em média. Olha eu aqui, falando em consumo... Gente, neste caso, o legal é não comprar o ano inteiro e se programar para a Black Friday. Aí, então, comprar só o que precisa mesmo. Focando em peças básicas, clássicas e atemporais.

 

Aluguel de roupas e acessórios é bem interessante. É o uso compartilhado. O de roupas de festa, já é um velho conhecido, mas agora tem vários bem legais. Alguns exemplos são o DRESS.4YOU ATELIER , BAG ME , e o 2ND CLOSET , estes, de roupas e bolsas. Já pensou? Usar marcas e modelos incríveis, e pagar só pelo tempo de uso. Infinitamente mais em conta do que comprar aquela Chanel só sua e deixá-la no clouset, parada o resto do ano.

 

Tem uma infinidade de possibilidades. Seja lá qual for a sua forma de estar na moda, de forma sustentável e consciente, o que vale mesmo é que você começou e está fazendo a sua parte colaborando com o todo.

Se você tem outra forma de consumir sem deixar uma pegada ruim no planeta, conta para a gente.

 

Fez sentido para você? Curta.

Comente de que forma tocou você.

Que outros assuntos você gostaria? Comente.

Para que muitas outras mulheres encontrem-se aqui, compartilhe.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload

September 8, 2020

September 19, 2019

August 3, 2019

June 22, 2019

May 24, 2019

February 15, 2019

Please reload

Posts Recentes

Sou consultora de imagem e personal stylist. Transformo identidade de mulheres reais em estilo.

Conheça a Nani
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon